Não é obrigatório um bom equipamento fotográfico para se conseguir boas fotos, um fator importante que deve se levar em consideração é seguir algumas regras de composição para tirar uma boa foto com seu equipamento fotográfico.
Regra dos terços:
Essa regra é visualizada por todos nós diariamente, pois é muito utilizada na tv e no cinema, observe o enquadramento que as produções fazem uso, tanto nas novelas quanto nos filmes, e dessa forma poderemos aprender um pouco mais.
Imagine um jogo da velha na sua foto (algumas câmeras dispõem dessa função), procure colocar o assunto na intersecção dessas linhas, que são chamados pontos de ouro, dessa maneira sua foto ganhará harmonia e ficará mais interessante de se olhar.
Regra dos terços |
O uso dela é muito simples, basta você colocar o assunto principal fora do centro (com exceções), coloque o foco principal da foto nos cantos de cima ou de baixo, esquerda ou direita. Sua foto ficará muito mais interessante utilizando essa regra.
Foto: Marco de Mojana |
Foto: Marco de Mojana |
Uso de linhas:
Essa é uma técnica interessante para chamar atenção do assunto, pois você utiliza linhas na foto para levar o olhar do observador até o assunto principal, sejam elas diagonais, verticais, horizontais ou curvas.
Foto: Marco de Mojana |
Simetria, explore-a:
O uso da simetria em fotos, permite uma composição harmônica do assunto e treina bastante o olhar do fotógrafo. Consiste em compôr uma imagem em que as duas metades pareçam idênticas.
Foto: Marco de Mojana |
Quebra de monotonia:
É uma regra interessante para destacar o assunto principal de uma forma diferente, procure colocar o seu motivo isolado num canto e o resto da imagem preenchido totalmente com um outro elemento, pode ser um gramado, o mar, ou o que você achar interessante.
Foto: Marco de Mojana |
Nesta imagem podemos perceber que além da quebra da monotonia o assunto principal ganha movimento, pois parece poder andar para o outro lado da foto
Bom, essas regras ajudarão muito na hora de compôr uma boa foto, mas, como todas regras, podem ser quebradas e não são absolutas, treine seu olhar fotográfico para compôr suas fotos e utilize essas regras somente como orientação.
Bons cliques!
Nenhum comentário:
Postar um comentário